
A falta da prática de exercícios físicos durante o cotidiano das pessoas é entendida como sedentarismo. Entretanto, o termo sedentarismo não se refere apenas à ausência de práticas esportivas, pois sedentário é aquele que não gasta muitas calorias por semana devido à escassez de atividades ocupacionais.
As consequências de uma rotina sedentária no idoso acarreta déficit nas reações metabólicas, neuromotoras e funcionais. Compromete a agilidade, o reflexo e resulta em perda de massa muscular. É uma das principais causas dos tombos, muito comum nos idosos. Por isso, é tão importante homens e mulheres acima dos 60 anos praticarem exercícios físicos. Eles ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis, são os principais aliados da memória e ainda colaboram para conquistar mais autonomia.
Na terceira idade é indicado praticar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, que fortaleça os grandes conjuntos musculares e o equilíbrio do corpo.
Aqueles que sempre levaram uma rotina sedentária também podem e devem começar a se exercitar. Nesse caso o aconselhado é procurar um médico para uma avaliação antes de iniciar as atividades e quando estiver apto começar de forma gradual e orientada.
Seguem algumas modalidades:
• Natação e Hidroginástica: Queima calorias, trabalha com intensidade a parte aeróbica, a circulação sanguínea e a respiração. Também fortalece os músculos e protege as articulações, ajudando a tratar doenças.
• Ioga e Pilates: Alivia as dores comuns com a chegada da idade, aumenta a autoestima, melhora a percepção dos movimentos, fortalece a musculatura, dá mais equilíbrio, aumenta a flexibilidade e diminui o estresse.
• Caminhada: É prática de inserir na rotina e considerada a mais eficiente para idosos até então sedentários ou que não estão acostumados com atividade física. Mexe com o corpo todo e diminui em até 30% as chances de morte por doenças cardiovasculares.
• Bicicleta: Trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e fortalece os músculos dos quadris, coxas e panturrilha.
• Musculação: Melhora o condicionamento físico e a resistência muscular dos ossos. Aprimora também a respiração e a circulação sanguínea.
Mexa-se, pratique atividade física supervisionada e melhore sua qualidade de vida!