Image Alt

Condromalácia patelar: não tem cura, mas tem tratamento

Dor no joelho, esse é um problema que atinge muitas pessoas e de diferentes idades. Essa dor pode surgir devido a diversos motivos, um tombo, excesso de peso, prática errônea de algum esporte, enfim, as causas são muitas. Mas hoje vamos falar de uma especifica: condromalácia patelar, já ouviu falar?

Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, que resulta em dor e inflamação no local. Mais comum nas mulheres, em virtude do formato do joelho, pode ser dividida em quatro graus, sendo o primeiro mais leve e o quarto o extremo do problema.

A condromalácia patelar não tem uma causa definida, o que se sabe é que movimentos repetitivos nas articulações do joelho, devido a prática de alguma atividade física, o uso frequente de salto alto, ou o próprio peso, por exemplo, podem favorecer o seu surgimento. A musculatura do joelho ser fraca também é apontada como uma possível razão.

Infelizmente, a condromalácia patelar não tem cura, no entanto, tem tratamento. E é importante que se faça um acompanhamento cuidadoso, visto que o principal sintoma desse problema é a dor frequente. Além disso, se não tratada, a condromalácia patelar pode evoluir para outras doenças, como artrose. Por isso, é essencial procurar um especialista para receber o diagnóstico correto.

Entre os tratamentos disponíveis, está a fisioterapia.  Por meio de exercícios específicos, ela ajuda a fortalecer os músculos que sustentam os joelhos e comandam o alinhamento do corpo. Se você já passou com um médico e ele recomentou que você faça fisioterapia, a equipe da Clínica Finit é capacitada para te ajudar a minimizar os efeitos desse problema e proporcionar mais qualidade de vida, entre em contato para mais informações.