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Como envelhecer com saúde

Atualmente, as pessoas tem procurado viver mais e melhor. A longevidade se torna um objetivo que todos querem alcançar. É importante lembrar que o envelhecimento é o resultado de atitudes de uma vida inteira e que quanto antes você começar a se preparar para esta fase da vida, melhor. Confira algumas dicas simples, para envelhecer com muita saúde, lucidez e alegria:

1- Pratique atividade física
Esta é a recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade. Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto.

2- Mantenha uma alimentação saudável
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos. Enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas, auxiliam a prevenir doenças do coração.

3– Tome muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes.

4- Exercite o cérebro
Leia, assista a um filme, jogue baralho, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.

5- Durma bem
A privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento do peso, até o envelhecimento precoce. Dormir cerca de sete a oito horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas, acima de tudo, metabólica. Durante o sono ocorrem vários processos no metabolismo que, se alterados, afeta o equilíbrio de todo o organismo. Por isso, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, a obesidade, a hipertensão e ao diabetes.

6- Abandone os maus hábitos
Dê adeus ao cigarro e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, hábitos que aumentam a produção de radicais livres. Quando em excesso, essas moléculas causam o envelhecimento precoce e trazem prejuízos à saúde, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças.