Image Alt

Como aliviar o cansaço das pernas

O cansaço físico e o cansaço muscular após alguma atividade ou um dia de trabalho podem ser considerados uma das causas de dores nas pernas. Estas dores, no entanto, também podem significar outras alterações e não somente cansaço ou fadiga muscular. As dores nas pernas podem ser um sinal de alerta para problemas circulatórios que vão muito além das varizes como, por exemplo, o linfedema.

O linfedema é um inchaço localizado em uma determinada parte do corpo devido ao acúmulo de resíduos no espaço intercelular. O mau funcionamento do sistema linfático, que provoca esse acúmulo de resíduos, pode acarretar desagradáveis incômodos como a retenção de líquidos, ocasionando inchaços nas extremidades do corpo e gerando uma sensação de cansaço.

A drenagem linfática manual é um dos pilares no tratamento dessa doença. Para não lesionar os vasos e ter um efeito contrário, a técnica utiliza manobras lentas, superficiais, suaves e indolores no trajeto dos vasos linfáticos, com o intuito de estimular o sistema linfático sem causar danos que muitas vezes ocorre devido a manobras bruscas e mal feitas.

Se você sente dores nas pernas, cansaço ao final do dia fique atento, pode ser linfedema.