Image Alt

Capsulite Adesiva o que é isso?

Capsulite adesiva, ou também conhecida como ombro congelado, é uma condição caracterizada pela gradual perda de movimento ativo e passivo da articulação glenoumeral. Nos estágios iniciais, o paciente apresenta dor, evoluindo para a perda de movimento principalmente de flexão, abdução e rotação interna e externa.

A prevalência é de 2% da população, afetando predominantemente mulheres com mais de 40 anos. A etiologia e a causa são desconhecidas. Há uma discordância na literatura se a patologia é de origem inflamatória ou um processo de fibrose.

Capsulite-Adesiva-desenho-clinica-finit

O diagnóstico é feito através do histórico do paciente e uma avaliação física quando outras causas de dor e perda de movimento são eliminadas. É essencial determinar o estágio da patologia para determinar o tratamento apropriado.

O tratamento mais utilizado é o conservador, apenas nos casos em que o paciente não responde ao tratamento conservador ou a melhora é muito pequena, a cirurgia é indicada.

O tratamento conservador consiste no controle da dor, seguido de ganho de movimento com mobilização articular e alongamentos. Finalizando com exercícios de fortalecimento para o paciente retornar a suas atividades diárias.