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Dicas para driblar o sedentarismo

O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Mas, na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Uma pessoa que faz atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário.

Confira algumas dicas para driblar o sedentarismo no dia a dia:

Levante da Cadeira: Uma das melhores dicas para driblar o sedentarismo é levantar da cadeira sempre que possível, várias vezes ao longo do dia, mesmo que por períodos pequenos pode ajudar. A dica é levantar e dar uma volta pelo escritório ou casa de 1 em 1 hora. No escritório, opte em caminhar até a mesa do colega ao invés de enviar um e-mail.

Movimente-se: Mesmo sentado é possível se movimentar. Estique as pernas e gire os pés para os dois lados e alongue as mãos, braços, ombros e pescoço, arrume sempre a postura.

Posição Adequada: Sente de maneira adequada. Apoie os pés no chão de maneira que o joelho forme um ângulo de 90º, os olhos devem estar na altura do ponto central da tela do computador.

Momento de Lazer em Movimento: Abuse de atividades que exijam movimento, como passeios no parque, esportes e brincadeiras com as crianças. Essas são outras formas eficientes de driblar o sedentarismo.

Pratique Atividade Física: O hábito de praticar atividades físicas todos os dias é outra dica eficaz para driblar o sedentarismo. A recomendação é pelo menos 30 minutos de exercício. É recomendado também a pratica de exercícios que fortaleçam os músculos pelo menos duas vezes por semana.

Não Pare: Caminhar faz bem, por isso, prefira ir andando para o trabalho ao invés de pegar o carro, para quem utiliza transporte público a dica é descer sempre um ponto ou estação antes e sempre que puder caminhe pelas ruas do bairro.

Evite elevadores: Subir as escadas do seu prédio, do seu trabalho ou de locais que você frequenta regularmente pode agir de forma benéfica em diversas frentes. Auxilia no sistema cardio-respiratório, além fortalecer a musculatura das coxas, pernas e glúteos.

Leve o cachorro para passear: Além de curtir um momento com o seu animal de estimação, uma simples caminhada fará muito bem para o seu condicionamento físico e também do seu bichinho. Tem muita gente que inclusive corre junto com o seu cachorro, dependendo da raça eles são ótimos em dar o ritmo na corrida.