Hérnia de disco

A coluna vertebral é composta por vértebras, que possuem um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.

Entre uma vértebra e outra existe o disco intervertebral, composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso.

A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hérnia de disco ou a protrusão. Esta compressão poderá causar os mais diversos sintomas.

hernia-de-disco-desenho-clinica-finit

O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A dor lombar ou no pescoço pode ter sensações bem diferentes. Pode ser formigamento suave, dor com queimação, pulsante e dormência.

Inúmeras circunstâncias contribuem para o desencadeamento das hérnias de disco, tais como: fatores genéticos e antropológicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em qual região da coluna está localizada.

O tratamento da hérnia de disco normalmente consiste em fisioterapia que pode estar associada ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios na fase aguda. Porém, alguns casos necessitam de cirurgia ou injeções de anestésicos ou anti-inflamatórios para coluna.

A fisioterapia é fundamental para a recuperação do paciente e tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a função, fortalecer a musculatura que estabiliza a coluna e prevenir o agravamento da lesão.

O tratamento fisioterapêutico para hérnia de disco deve ser escolhido pelo fisioterapeuta sempre levando em conta as necessidades de cada paciente.