Image Alt

Você sabe qual a importância e como praticar atividades físicas no inverno?

Fazer exercícios no frio não está na lista de preferência de grande parte das pessoas, mas é extremamente importante. Praticar atividades físicas, inclusive na época mais gelada do ano, é essencial para manter uma vida saudável, a longevidade, aliviar o estresse, aumentar a disposição para outras atividades cotidianas, e ainda há uma clara sensação de bem-estar, aumento das capacidades cardiorrespiratórias e a manutenção da força muscular.

No inverno nosso corpo precisa de mais calorias para se manter aquecido, o que aumenta o gasto de energia, por isso temos a tendência de comer um pouco mais. Pensando nisso, um dos benefícios em praticar exercícios nessa época é usar esse gasto calórico extra para obter redução de gordura e manter-se no peso ideal.

Porém, com as temperaturas mais baixas é necessário seguir algumas orientações na hora de se exercitar:

• Nessa época o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. Além de aumentar a temperatura corporal, lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir lesões.

• Usar roupas que mantenham o corpo aquecido é importante, no entanto elas devem ser leves. Abafar o corpo faz com que ele elimine sais minerais em excesso, o que não é saudável.

Hidratação é fundamental, pois, assim como quando as temperaturas estão mais elevadas, no inverno o corpo também perde líquido por meio da transpiração. A recomendação é hidratar-se antes, durante e depois das atividades.

Deixe um comentário: