Image Alt

Vai ser mãe em 2021? Prepare seu corpo!

Não importa se a gravidez é de primeira, segunda ou outras mais viagens: a verdade é que ficar grávida em plena pandemia trouxe muitos desafios às futuras mamães!

E se em uma rotina normal a gestante já tem que reajustar seus hábitos e preparar o seu corpo para essa jornada de 40 semanas, as mulheres que estão vivendo essa fase em meio à quarentena estão tendo que ter muitos outros cuidados extras.

Para além da alimentação balanceada e do cuidado nutricional, que são premissas indispensáveis para uma gestação saudável, há muito mais que pode ser feito durante a contagem regressiva para o nascimento do pequeno.

Se você será mãe em 2021 e quer saber mais sobre quais atitudes pode tomar para o bem estar seu e do bebê neste período, acompanhe as nossas dicas abaixo!

Mantenha-se ativa!

Antes de qualquer coisa, queremos ressaltar a importância de manter uma rotina de exercícios leves durante toda a gestação. Lembre-se que isso deve ser feito com prévia autorização do obstetra e acompanhamento de um profissional capacitado!

Atividades como alongamento, pilates, caminhadas leves, yoga, hidroginástica ou mesmo musculação (com pouco ou nenhum peso) são ideais para essa fase por não oferecerem impacto mas, ainda assim, colaborarem bastante com a ativação da musculatura, equilíbrio e, em alguns casos, postura.


Cuide da postura!

Por falar em postura, está aí mais um ponto de atenção para quem vai se tornar mãe em 2021: a educação postural. 

Sabemos que ao longo dos meses algumas questões podem surgir, como qual a melhor posição para uma gestante dormir e como evitar tantas dores. Mas a verdade é que, quando as curvas passam a aumentar e o quadril começa a se abrir, o centro gravitacional do corpo das grávidas muda e, consequentemente, atinge em cheio a postura.

Para cuidar da coluna, sessões de fisioterapia são uma ótima opção. Além de aliviar dores e ajudar na adaptação do corpo às mudanças que acontecem, reduzir inchaços e incômodos, durante o tratamento há o fortalecimento da pelve e da região do períneo, que sustenta os órgãos pélvicos e é essencial para a hora do parto.

Atenção à pele

Estrias, manchas, celulites e varizes estão no topo das preocupações das futuras mamães quando o assunto é pele.

Durante a gravidez, devido ao aumento dos hormônios e a exposição solar, as manchas realmente podem aparecer. Para evitá-las, vale usar protetor solar e, quando necessário, um chapéu ou boné.

As temidas estrias, que parecem inevitáveis, também podem ser contornadas. O crescimento da barriga e dos seios naturalmente estica a pele, mas hidratando bastante a área com cremes, óleos e sabonetes indicados por um dermatologista elas podem ser evitadas. Neste caso, manter o peso dentro do recomendado pelo obstetra também pode ajudar.

Por causa das alterações no corpo, outros problemas que podem surgir são as celulites e as varizes. No primeiro caso, vale cuidar da alimentação, ingerir bastante líquido e manter uma rotina de exercícios para passar longe delas.

Já no segundo, é indicado repousar pelo menos 8h por noite e não ficar muito tempo sentada ou em pé. Se indicadas pelo médico, meias de compressão também podem ajudar. Caso elas já tenham surgido, um tratamento com osteopatia – que melhora a circulação por meio de manipulações e auxilia a eliminação de detritos – pode complementar o tratamento médico.

Com atenção e cuidado, é possível passar pelas 40 semanas de gestação curtindo essa fase sem dores ou incômodos relevantes. O importante mesmo é aproveitar esse momento tão especial e focar no que é melhor para a saúde da mãe e do bebê!





Deixe um comentário: