Reabilitação em Ortopedia e Esporte | Clínica Finit - Fisioterapia - Educação Postural Reabilitação em Ortopedia e Esporte Reabilitação em Ortopedia e Esporte
11 3071-2564/2306-5830

REABILITAÇÃO EM ORTOPEDIA E ESPORTE

Agulhamento a Seco / Dry Needling

Utilizada no tratamento de dor muscular, o Agulhamento a Seco é uma técnica minimamente invasiva em que agulhas finas de acupuntura são inseridas em determinados pontos de tensão do músculo com intuito de relaxá-lo.

Bandagem Funcional

Técnica usada em tratamento de disfunções musculoesqueléticas agudas e crônicas bem como no âmbito preventivo em todas as regiões do corpo, seja nas atividades diárias ou até mesmo na atividade física e esportiva.

A técnica é utilizada no tratamento de dor muscular, onde se insere uma agulha fina na pele e no músculo que apresenta o ponto gatilho causador da dor do paciente.

Esta técnica também é conhecida como Estimulação Intramuscular. Embora as agulhas sejam utilizadas pela Acupuntura, o raciocínio, a filosofia e o uso no tratamento são diferentes.

No Agulhamento Seco, o efeito procurado é puramente mecânico. O nome da técnica explica literalmente o que é. Diferente da injeção, o Agulhamento a seco é feito sem uso de nenhum medicamento.

Várias condições muscoesqueléticas resultam em dor, perda da função, flexibilidade e força, levando à rigidez articular e consequentemente diminuição da qualidade de vida.

É um procedimento não invasivo que auxilia o Fisioterapeuta a manter bem o paciente por mais tempo, permitindo que realize suas atividade normalmente sem dor. Dentre os principais benefícios, destacam-se o efeito analgésico rápido e efetivo e o retorno às atividades.

Vale lembrar que a bandagem funcional não é indicada exclusivamente para atletas ou esportistas, pois pode haver indicação a ser aplicada desde pessoas mais jovens até as de idade mais avançada.

Inibição de Pontos de Gatilho / Trigger Points

Essa técnica é utilizada principalmente em pessoas com limitação de movimento devido a dores musculares e pontos de tensão. O objetivo principal é relaxar o músculo através de uma pressão mecânica profunda.

Mobilização Neural

Tem como objetivo restaurar as propriedades mecânicas e fisiológicas do sistema nervoso, recuperando a função normal do nervo e das estruturas comprometidas por ele, melhorando a dor e o desconforto do paciente.

Um ponto gatilho é uma área nodular dentro do músculo que não consegue relaxar. Músculos normais deveriam se contrair e relaxar, mas quando um músculo não consegue relaxar, pode irritar os nervos a sua volta e se tornar extremamente doloroso.

Fato importante e interessante, os pontos gatilhos causam dor referida em outras áreas do corpo. Além disso, leva a diminuição da amplitude de movimento e fraqueza. Existem várias formas para promover a inibição dos pontos gatilhos, seja manualmente ou com o auxilio de instrumentos.

Para termos o corpo em harmonia, é necessário que exista equilíbrio das estruturas que compõem o nosso corpo: músculos, ligamentos, ossos, articulações, etc. E também os nervos.

O nervo normalmente fica susceptível a cargas de deslizamento, alongamento, compressão e angulação. Quando você inclina seu tronco para um lado, por exemplo, todas as suas estruturas estão sofrendo alguma carga seja de compressão ou de tração, e isto não é diferente ao nervo.

Quando estamos saudáveis e equilibrados, não sentimos os efeitos destes movimentos. Mas quando os mecanismos de proteção mecânica falham, o sistema nervoso fica vulnerável e pode levar a uma alteração neurodinâmica.

As técnicas de mobilização neural são altamente eficientes, pois integram as funções biomecânicas, fisiológicas e morfológicas do sistema nervoso. O objetivo é restaurar o equilíbrio entre o movimento relativo do tecido neural com as estruturas adjacentes.

Reeducação Neuromuscular

O objetivo geral da Reeducação Neuromuscular é restabelecer o padrão normal do movimento através do controle motor pela ativação de músculos que estão inibidos.

Osteopatia

A Osteopatia é uma profissão da área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como medicina complementar.

É um termo genérico que refere a técnicas que enfatizam o treinamento do sistema neuromuscular para funcionar adequadamente. Durante toda a nossa vida, desenvolvemos padrões de comunicação entre os músculos e os nervos que nos permitem fazer atos simples do dia a dia, tais como caminhas, subir escadas, segurar um copo, sem termos que pensar em como fazer esses movimentos.

É indicada não somente para pessoas com lesões especificas, incluindo pós-operatório, pós-fratura ou rompimento muscular, como também pessoas saudáveis que querem melhorar o equilíbrio geral.

Quando ocorre uma lesão, ou devido a má postura ou má posição ergonômica no posto de trabalho, estes padrões de movimento se tornam anormais, se desequilibrando e sobrecarregando os músculos e articulações.

A Osteopatia é uma profissão da área da saúde reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como medicina complementar.

Baseia-se no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia.

A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, não é uma especialidade, embora o pré-requisito para ser Osteopata no Brasil é ser diplomado em Fisioterapia ou Medicina.

Quiropraxia

A Quiropraxia lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral com técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular.

Estabilização Segmentar

A técnica consiste em sincronizar os músculos profundos do tronco, com o objetivo de manter a estabilidade da coluna. O tratamento é realizado por meio de exercícios para ativar os músculos profundos da coluna.

Por definição, a Quiropraxia ” preocupa-se com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuromusculoesquelético eos efeitos destas desordens na saúde geral.

Há uma ênfase nas técnicas manuais, incluindo ajuste articular e/ou manipulação com foco particular nas subluxações. É uma das terapias manuais mais empregadas no mundo todo.
Suas técnicas manipulativas são altamente resolutivas e indolores é recomendada principalmente nas algias e patologias da Coluna Vertebral.

Comprovadamente, após a lesão, os músculos estabilizadores desta região não conseguem por si só contraírem adequadamente. A estabilização segmentar traz a melhor do controle muscular e protege e evita que a coluna vertebral se lesione novamente.

Para isto, são feitos exercícios específicos para re-treinar os músculos estabilizadores profundos das costas e da parede abdominal. É necessária muita concentração, pois através da ativação cognitiva será possível fazer a contração correta.

Podoposturologia / Palmilha

Analisa os pés e previne alterações posturais prescrevendo o uso de palmilhas. Elas são confeccionadas por um fisioterapeuta que une os resultados da baropodometria com uma criteriosa avaliação dos pés e da postura.

Acupuntura

A técnica compreende a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos de diversas áreas do corpo, com a finalidade de reequilibrar o fluxo energético nos canais (meridianos) distribuídos na cabeça, braços, pernas, tórax e abdômen, e, assim, tratar diversas patologias.

Essa técnica analisa os pés e previne alterações posturais prescrevendo o uso de palmilhas.

As palmilhas funcionais são confeccionadas por um fisioterapeuta que une os resultados da baropodometria com uma criteriosa avaliação dos pés e da postura.

Elas proporcionam o ajuste da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, melhorando o equilíbrio muscular e o articular, prevenindo alterações nos membros inferiores e na coluna e aliviando as dores nestas regiões.

As indicações mais comuns são para: problemas na coluna, dores nas plantas dos pés, pés planos e cavos, joanetes, esporão calcâneo, metatarsalgias, neuroma de Morton, periostites, tendinite patelar, pata de ganso e tendão do calcâneo, pés diabéticos e diferença no comprimento das pernas.

Podem ser utilizadas no tênis e/ou sapatos.

Uma das técnicas de tratamento mais antigas no mundo, tem origem Oriental, e entre seus objetivos estão a prevenção, recuperação, normalização e o tratamento de diferentes doenças.

Hoje reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura é indicada como tratamento de no mínimo 40 doenças, como: insônia, gastrite, enxaqueca, sinusite, faringite, lombalgia, alterações e cólicas menstruais.

O tratamento é realizado com agulha fina que estimula pontos específicos chamados de “acupontos” ou “pontos de acupuntura”, que são escolhidos após se examinar o paciente por meio de testes físicos. Com criteriosa avaliação, os pontos selecionados são puncionados cuidadosamente com as referidas agulhas, trabalhando desde dores agudas simples até distúrbios orgânicos mais complexos.

Reabilitação com Wii

É um recurso que, associado a tratamentos tradicionais, auxilia na reabilitação de distúrbios de movimentos. No tratamento, o profissional seleciona os movimentos que formam o jogo para que o paciente os cumpra e, assim, auxilie no seu processo de reabilitação.

É um recurso que, associado a tratamentos tradicionais, auxilia na reabilitação de distúrbios de movimentos.

As alterações em movimentos atingem muitas pessoas e algumas reabilitações são mais complexas e necessitam de um longo período de tratamento, o que muitas vezes causa pouca motivação nos pacientes, fato esse que os leva a abandonar o procedimento.

Diante desse quadro, a utilização de videogames, como o Wii, foi vista como uma forma de motivar os pacientes e obter os resultados esperados.

No tratamento, o profissional seleciona os movimentos que formam o jogo para que o paciente os cumpra e, assim, auxilie no seu processo de reabilitação.