Reabilitação Postural | Clínica Finit - Fisioterapia - Educação Postural Reabilitação Postural Reabilitação Postural
11 3071-2564/2306-5830

REABILITAÇÃO POSTURAL

Tratamento Postural Clínico

Método de correção postural exclusivo da Clínica Finit que une técnicas de RPG, pilates clínico e terapia manual.

Podoposturologia / Palmilha

Analisa os pés e previne alterações posturais prescrevendo o uso de palmilhas. Elas são confeccionadas por um fisioterapeuta que une os resultados da baropodometria com uma criteriosa avaliação dos pés e da postura.

Método de correção postural exclusivo da Clínica Finit que une técnicas de RPG, pilates clínico e terapia manual.

Essa técnica analisa os pés e previne alterações posturais prescrevendo o uso de palmilhas.

As palmilhas funcionais são confeccionadas por um fisioterapeuta que une os resultados da baropodometria com uma criteriosa avaliação dos pés e da postura.

Elas proporcionam o ajuste da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, melhorando o equilíbrio muscular e o articular, prevenindo alterações nos membros inferiores e na coluna e aliviando as dores nestas regiões.

As indicações mais comuns são para: problemas na coluna, dores nas plantas dos pés, pés planos e cavos, joanetes, esporão calcâneo, metatarsalgias, neuroma de Morton, periostites, tendinite patelar, pata de ganso e tendão do calcâneo, pés diabéticos e diferença no comprimento das pernas.

Podem ser utilizadas no tênis e/ou sapatos.

Pilates Clínico

Os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e fortalecimento do corpo, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

RPG

A Reeducação Postural Global, conhecida RPG, é um método fisioterapêutico que tem como finalidade corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular.

Os exercícios físicos propostos pelo método enfatizam o equilíbrio do corpo através do fortalecimento principalmente do Core e da flexibilidade. Os músculos do Core são músculos profundos internos do abdome e das costas.

O principal objetivo do método é o fortalecimento do Core abdominal, pois quando estes estão fortes e fazendo o seu trabalho, atuam em conjunto com os músculos, desenvolvendo estabilidade por todo o tronco. Desta forma, o Pilates não é somente indicado para quem quer mudar a silhueta, mas também para pessoas que precisam ter melhora da postura e da temida dor nas costas.

Com o tronco apropriadamente estabilizado, os músculos se contraem equilibradamente e a pressão nas costas é aliviada permitindo que o corpo mova-se livre e eficientemente. Os exercícios não incluem muitas repetições para cada movimento. É dado ênfase para a qualidade e não quantidade.

A grande vantagem do método é que não há mulheres, inclusive grávidas, e pessoas em vários estágios de reabilitação física. Isso porque todos os exercícios são personalizadamente desenvolvidos, tornando o exercício seguro e desafiador em qualquer nível.

Essa técnica revolucionária da fisioterapia foi criada no início da década de 80 pelo francês Philippe Souchard.

A técnica é baseada em posturas específicas que têm como foco o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento de músculos fundamentais para a melhora do alinhamento postural.

Os tratamentos são individuais e duram cerca de uma hora, podendo ser praticados para prevenção e manutenção através das autoposturas.