Image Alt

Sem medo do bronze do verão! Dicas para cuidar da pele

Ah, o verão! Aquela estação que dá um up no nosso humor e parece que tudo fica até mais colorido. Ainda que amemos o calor, não precisamos dizer que é também o momento para ter cuidado dobrado com a pele do rosto e do corpo, né? Isso porque a exposição sem proteção ao sol por muito tempo causa envelhecimento precoce, surgimento de rugas e marcas de expressão, manchas, melasma e até câncer de pele.

Mas, esse texto não é para dizer que você não deve aproveitar um belíssimo dia de praia ou uma corridinha no parque no fim de semana. Pelo contrário! Reunimos algumas dicas de cuidados e indicações de cosméticos para deixar a pele em dia durante toda a estação!

Preparando-se para curtir os dias mais quentes

A regra é clara: não vá para o sol sem passar protetor solar. Existe no mercado uma série de produtos de boa qualidade e com diferentes fatores de proteção.

Para quem tem manchas na pele e melasma, o ideal é optar pelo protetor com cor. Os protetores em formato de pó compacto também são outra dica valiosa e que vale o investimento. 

O recomendado é usar sempre fator de proteção acima de 50.

Durante o período de exposição solar

Se está na praia ou na piscina, não esqueça de reaplicar o protetor solar a cada duas horas. O cuidado também pode ser estendido para os dias que estiver trabalhando, já que o contato com o sol acontece nas saídas para reuniões e almoços, por exemplo.

Outra dica é usar água termal para manter a pele hidratada e aliviar o calor. Como possui mais minerais em sua composição, o produto auxilia também na reposição dos sais minerais eliminados no suor. Para os dias mais quentes, a água termal é como um alívio para a pele.

Ah, e não se esqueça do uso de bonés, chapéus e viseiras com proteção UV. Estes acessórios são ótimos aliados para aumentar a eficácia da proteção.

Cuidados pós-sol

Manter a pele hidratada é um dos princípios básicos para o rejuvenescimento facial. Por isso, priorize o uso do hidratante. Costumamos recomendar aqueles que são anti-vermelhidão. O ideal é usar o hidratante todos os dias e a escolha deve ser feita com base em seu tipo de pele. Mas, após o sol, é fundamental reforçar a hidratação para evitar o ressecamento e descamação.

Se mesmo com protetor solar, rolou de queimar demais, calma que tem jeito! Tenha por perto cremes com efeito calmante. Este tipo de produto gera um frescor na pele, principalmente no corpo. No mercado, eles são conhecidos como pós-sol e se apresentam no formato de gel, creme e loção. 

Se não quer gastar muito com cremes, mas se livrar do ardor, ainda tem a possibilidade de recorrer aos truques caseiros. A compressa na pele com chá de camomila causa um efeito calmante e é simples de fazer: basta fazer o chá, deixar gelar e aplicar na pele. Se queimou demais, recorra para a babosa. O gel extraído da folha forma uma camada protetora e alivia os incômodos das queimaduras.

Adote esta rotina de cuidados com a pele no processo de exposição solar e aproveite o verão com segurança.

Deixe um comentário: