Image Alt

Protetor solar é assunto sério! Escolha o tipo certo para sua pele

Protetor solar é assunto sério! Escolha o tipo certo para sua pele

Pele bronzeada é a cara do verão. Mas para que o bronzeado seja sinônimo de saúde é preciso se cuidar nos dias ensolarados durante o descanso à beira mar ou na piscina. Isso mesmo! Nada de ir para o sol sem usar o fator de proteção adequado para seu tipo de pele. Não sabe qual é o seu? Neste post vamos te ajudar a ter uma proteção mais segura e eficiente.

Sem UVA e UVB, nem pensar!

A regra básica é: só compre protetores solares que deixem explícito no rótulo a garantia de proteção contra raios ultravioletas A (UVA) e B (UVB). Isso porque, enquanto o primeiro é responsável por queimaduras, o segundo tende a causar o câncer de pele e o envelhecimento precoce da pele. Ah! Não esqueça de que ele deve ser resistente a água.

Não erre na escolha do fator de proteção

Os fatores de proteção são divididos em quatro níveis: baixo (FPS de 6 a 10); médio (FPS de 15 a 25); alto (FPS de 30 a 50); e muito alto (FPS a partir de 50). A escolha deve levar em conta as características da sua pele:

  • pele clara que fica sempre vermelha – use FPS a partir de 50;
  • pele morena ou negra – com o FPS 30 você já começa a ficar bem protegida;
  • pele com tendência a manchas – o FPS a partir de 60 é o mais indicado;
  • pele bronzeada – o FPS de 6 a 10 pode ser usado.

Proteção para todas as necessidades

Há quem se incomode com o aroma do protetor tradicional, enquanto outras pessoas sofrem com a oleosidade e o ressecamento que ele causa. Para nossa sorte, a indústria de cosméticos está atenta a esses pedidos de socorro e tem lançado ano após ano muitas novidades.

Confira as sugestões que separamos para você:

Controle do brilho

Se o aspecto brilhante da sua pele te incomoda, opte por produtos que ofereçam toque seco.

Redução da oleosidade

Nada mais desconfortante do que ficar com a pele oleosa sob o sol, não é mesmo? Para controlar a oleosidade da pele, busque por protetores solar que tenham a sílica aerada na composição. Este componente deixa a pele matificada e reduz o brilho excessivo.

Ilumine e hidrate

Existem no mercado marcas de protetores solar que além de oferecer uma alta proteção contra os raios solares, ainda iluminam e hidratam, sem deixar a pele oleosa.

A praticidade do spray

Para quem não gosta de perder tempo com creme ou loção, o protetor solar em spray é uma boa opção. Pode ser aplicado no corpo ou rosto, e é absorvido rapidamente pela pele.

A vez do bastão

Uma alternativa interessante para se proteger dos raios solares nocivos à pele é o uso de base com protetor solar em bastão. Uma opção interessante para uniformizar a aparência da pele, sem oleosidade.

A cor do verão

Se seu interesse é investir em protetores com pigmentação, opte por produtos que tenham cor.

Não deixe a responsabilidade apenas com o protetor

A pele é uma parte do corpo que merece atenção desde os primeiros anos de vida. Do contrário, as agressões ao tecido vão se acumulando e, cedo ou tarde, saltam aos nossos olhos e daqueles que estão ao nosso redor.

Então, não pense que sua pele estará blindada apenas com o uso do protetor solar. Você só vai vencer a batalha contra os danos do sol com um conjunto de bons hábitos:

1. Certifique-se de não deixar áreas sem protetor ou regiões com produtos acumulados;

2. Não se esqueça que pescoço, mãos, pés e orelhas também merecem proteção;

3. Passe o protetor 15 minutos antes de se expor ao sol ou molhar o corpo;

4. Reaplique o protetor a cada duas horas de exposição ao sol;

5. Complemente o visual com chapéu e óculos de sol.

Use protetor dia sim e outro também

De janeiro a janeiro, todo dia é um bom momento para usar protetor solar, inclusive nos dias nublados ou chuvosos, quando não vemos o sol, mas os raios dele dão um jeito de nos encontrar, ainda que seja de maneira tímida.

O cuidado com a pele deve ser um hábito

Inclua a visita ao dermatologista entre as suas consultas de rotina. Felizmente, hoje, contamos com produtos, técnicas e tecnologias de tratamentos faciais e corporais capazes manter nossa beleza, bem-estar e amizade com o espelho, inclusive com o famoso efeito cinderela, que é desejado por tantas mulheres.

Deixe um comentário: