Image Alt

Prevenir queda de cabelo: será que é possível?

Sofrer com a queda de cabelo parece ser rotina para algumas pessoas. Seja o problema genético, emocional ou mesmo pós-traumático, como entre os pacientes que já tiveram Covid-19, a verdade é que a perda diária de cabelos atinge homens e mulheres de todas as idades e pelos mais diversos motivos.

Mas, afinal de contas, quando tudo isso passa a ser preocupante e como tratar a queda de cabelo ou mesmo o afinamento capilar?

Para apoiar quem sofre com o incômodo, selecionamos alguns pontos que merecem atenção, além de dicas imperdíveis sobre o tema. Confira!

Meu cabelo está caindo muito! É normal?

Ver os cabelos caírem pode trazer angústia para algumas pessoas. Entretanto, é importante frisar que nem todos os casos são preocupantes, nem mesmo sintoma de uma futura calvície ou doença.

Diariamente, estima-se que os seres humanos percam de 50 a 100 fios de cabelo, o que pode ser considerado completamente normal. Podem haver épocas, ainda, em que podem cair até um pouco mais.

Trata-se algo puramente fisiológico e que leva os cabelos a caírem e se renovarem a cada dia, deixando o couro cabeludo com fios em vários estágios.

Mais do que a quantidade de fios que fica na escova, no box do banheiro ou mesmo no chão de casa, é preciso observar o cabelo como um todo, se foram abertas clareiras ou se o volume total diminuiu.

O que pode agravar a queda de cabelo?

Para além do que pode ser considerado normal, existem alguns fatores externos que podem agravar a queda de cabelo em homens e mulheres.

Conheça alguns deles abaixo:

Estresse em alta

O excesso de estresse físico, mental ou mesmo um choque – como o susto sofrido em um acidente de trânsito – pode fazer com que os fios caiam e o ciclo de crescimento se reinicie.

Caso o estresse esteja em alta na sua vida, é aconselhado que você procure diminuir a carga e busque uma qualidade de vida maior para atenuar o problema aos poucos.

Alterações hormonais ou gravidez

As alterações hormonais – incluindo as que acontecem durante e após a gravidez – também estão entre as principais causas da queda ou afinamento capilar.

Períodos como a adolescência, em que os hormônios estão em constante evolução, ou ainda durante a troca do método anticoncepcional podem ocasionar a queda dos fios temporariamente.

Nestes casos, vale avaliar se o ginecologista pode sugerir uma outra opção que afete menos o seu organismo.

Queda de cabelo pós-Covid

Infelizmente algumas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus e se recuperaram continuam apresentando alguns sintomas após a melhora – incluindo a queda capilar. 

A queda de cabelo aguda é chamada de Eflúvio Telógeno e ocorre devido a uma reação do próprio organismo ao vírus, levando à alteração do ciclo capilar e fazendo com que a perda dos fios perdurem por meses após a recuperação da doença.

Esse tipo de caso é temporário e reversível, tendo a tecnologia como aliada na recuperação dos fios de forma rápida e mais eficiente, mantendo o cabelo denso, fortalecido, saudável e resistente.

Neste vídeo, a Dra. Paola Pini, da Clínica Finit, fala mais sobre o problema:

Como tratar a queda de cabelo?

Graças à tecnologia, hoje já existem alguns tratamentos efetivos recomendados pelos dermatologistas para tratar a perda dos fios. Conheça alguns deles:

Lavieen

Lavieen é um aparelho que utiliza a tecnologia de laser thulium não-ablativo/ablativo para aumentar a vascularização no couro cabeludo, liberando fatores de crescimento. É bastante efetivo para todos os casos de perda capilar.

Endymed

O microagulhamento robótico da Endymed combina a tecnologia exclusiva 3Deep de radiofrequência para provocar, de forma automatizada e segura, micropunturas no couro cabeludo – melhorando a oxigenação e o fluxo sanguíneo local e potencializando ainda mais com drug delivery, uma técnica que injeta medicamentos diretamente no couro cabeludo.

Seja qual for o seu caso, procure uma clínica especializada e inicie o seu tratamento o quanto antes para que os resultados possam ser efetivos!

Caso queira saber mais sobre o assunto, a Clínica Finit disponibiliza dois e-books que falam mais sobre os protocolos mais modernos para combater a queda dos fios em homens e mulheres.

Para baixar o material voltado à calvície masculina, clique aqui. Já se você gostaria de informações voltadas às mulheres, é só clicar aqui.

Deixe um comentário: