Image Alt

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: o que é e como a fisioterapia pode ajudar

O ligamento cruzado anterior é um dos quatro ligamentos do joelho, é responsável por ligar o fêmur a tíbia e assim evitar a translação anterior desses dois ossos, tal como restringir a rotação excessiva do joelho.

A lesão desse ligamento se dá diante de uma rotação ou hiperextensão brusca do joelho, ou ainda como resultado de uma entorse com o pé fixo no chão. Ela normalmente acontece durante a prática de uma atividade física e imediatamente, após o ocorrido, a pessoa sente dificuldade em apoiar o pé no chão, devido a dor e o fato do joelho ficar instável.

Esse tipo de contusão não é um problema simples, porém há tratamento e a pessoa pode voltar a ter uma vida normal depois de algum tempo.

Na hora de tratar do problema e optar pela melhor conduta (tratamento conservador ou cirúrgico), alguns fatores são levados em consideração, como a existência de outras lesões, a idade e o nível de atividade física que a pessoa realiza. Porém, um aspecto é certo, em ambos os tratamentos a fisioterapia é essencial na recuperação.

O trabalho fisioterápico é realizado para diminuir a dor do paciente, ganhar mobilidade articular e força muscular, e para que o equilíbrio biomecânico e sensório-motor sejam novamente adquiridos. Por meio de exercícios e com equipamentos adequados, a fisioterapia auxilia nesse processo de reabilitação do ligamento.

Deixe um comentário: