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Esportes de verão: aproveite a estação para se mexer!

Estamos na estação mais quente do ano! Sinônimo de férias e tempo de qualidade com a natureza, o verão é uma ótima época também para se exercitar. Afinal, existem esportes ainda mais prazerosos de serem praticados com o clima mais quente!

Para práticas diferentes durante esses meses, entretanto, é preciso cuidado com a coluna e a postura. Então, se você não sabe mais como lidar com as dores de academia e quer diversificar suas atividades em prol do bem-estar e da qualidade de vida, atenção! 

Enquanto o termômetro marca altas temperaturas, separamos algumas atividades que você pode incluir, com cuidado, na agenda deste e dos próximos anos. Confira quais são e mexa-se!

1. Caminhada

Queridinha entre pessoas de todas as idades, a boa e velha caminhada pode ser ainda mais gostosa de praticar no verão – seja de manhã ou no final do dia. Aproveite o clima favorável para explorar espaços abertos, como parques, praias ou um calçadão da sua cidade. Para evitar dor na lombar depois do treino, não esqueça de utilizar um tênis para praticar esportes!

2. Vôlei ou futevôlei de praia

Perfeito para melhorar os reflexos, movimentar diferentes conjuntos de músculos, trabalhar a capacidade cardiorrespiratória e a coordenação motora, o vôlei (ou futevôlei) de praia pode ser jogado com ou sem uma rede, em um número variado de jogadores. Mas ainda que este seja um esporte coletivo com a cara do verão, é preciso tomar alguns cuidados com a movimentação na areia! Para evitar lesões e torções, lembre-se da importância de fortalecer os músculos das pernas, braços e costas antes de iniciar a prática. Uma fisioterapia preventiva, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de se preparar o ano todo para essa brincadeira.

3. Futebol de areia

Ainda na faixa de areia, o esporte mais querido do Brasil também ganha sua versão veranil. Seja em uma partida completa ou mesmo em uma roda de “altinha”, o futebol trabalha diversos músculos e pode ser considerado um exercício aeróbico completo. Para uma prática sem sustos, também vale ressaltar aqui a importância de preparar os músculos preventivamente para evitar dores depois. Além disso, praticar na areia dura (em vez da parte “fofa”) também é uma forma mais segura de jogar. Sua coluna agradece!

4. Surfe

Poucos esportes remetem tanto ao verão quanto o surfe. Durante a estação, multiplicam-se nas praias de todo o Brasil as aulas para aprender a pegar suas primeiras ondas. Com um pouco de equilíbrio e força, a diversão está garantida e o exercício físico do dia também! Mas ainda que seja considerado um esporte tranquilo, ter um bom condicionamento para tal é primordial. Como a coluna fica exposta a uma infinidade de quedas durante a prática, é preciso ter bom condicionamento físico e certos cuidados na hora de se jogar nas ondas!

5. Natação

Ainda na categoria dos aquáticos, a natação – tão comumente praticada em piscinas em qualquer época do ano – também é uma ótima opção para o verão. Para aproveitar os dias de calor, você pode optar por praticar o nado em uma praia mais calma, com menor incidência de ondas. Os benefícios para a coluna são muitos: além de aumentar a flexibilidade, auxilia também na diminuição de dores causadas pela má postura.

6. Canoagem

Seja em águas tranquilas, com um caiaque, ou mesmo em uma corredeira, com um bote de rafting, a canoagem é sempre uma boa pedida no verão. A atividade exige um preparo físico completo e, por isso, nunca é tarde para começar a treinar! Como é preciso manter a postura ereta para remar com eficiência, o tronco é bastante favorecido pelo esporte.

7. Stand-up paddle

Já tem alguns anos desde que o stand-up conquistou o coração dos brasileiros. Com referências do surfe (com a prancha) e do remo, o esporte é geralmente praticado em mares calmos, represas e lagos – exigindo equilíbrio e força nos membros superiores e inferiores.

8. Slackline

Tendo também o equilíbrio como premissa, o slackline se tornou febre nas praias e é a cara do verão. Com um simples elástico preso a duas árvores, é possível treinar acrobacias, trabalhar o corpo e esvaziar a mente. Especialistas recomendam que os iniciantes nesse esporte mantenham os joelhos sempre semi-flexionados e os braços abertos, a fim de colaborar com o equilíbrio e evitar machucados.

Cuidado com o sol!

Embora a prática de esportes no verão seja mais do que propícia quando feita com os devidos cuidados, é importante lembrar de proteger também a pele durante todas essas atividades ao ar livre.

Não se esqueça de que a exposição solar pode causar ardência, desconforto ou, a longo prazo, até mesmo problemas de saúde. Por isso, lembre-se de passar protetor antes de sair de casa e de reaplicar ao longo do dia para evitar manchas.

Além disso, manter o corpo hidratado também é de suma importância. Para tanto, dê preferência sempre à água, água de coco, sucos naturais e outras bebidas leves.

Com disposição e cuidado, dá para aproveitar os dias mais quentes de maneira saudável, divertida e responsável!





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