Image Alt

Educação Postural. Por que isso é importante?

Para termos uma boa postura necessitamos de uma integridade do sistema tônico postural e de bons hábitos ao realizar atividades simples do nosso dia a dia como: assistir televisão, utilizar o computador, dormir, trabalhar, atividades domiciliares, dirigir.

O sistema tônico postural é extremamente complexo e intervém de forma permanente em todos os gestos e atividade de vida diária para manter os músculos trabalhando contra a gravidade e em harmonia uns com os outros mantendo uma postura correta.

A má postura é muito observada em pessoas que ficam em pé ou sentada por um período prolongado, pois a manutenção da postura correta exige músculos fortes e flexíveis para suportar as alterações do meio ambiente. Manter uma postura correta nas atividades diárias é importante na prevenção de diversos problemas.

A educação postural se preocupa com esse sistema tônico postural e suas alterações, com o objetivo de promover um equilíbrio entre as cadeias musculares e permitir uma postura adequada.

Os desequilíbrios posturais são muitas vezes a causa de dor em determinadas regiões (ex.: lombar, cervical, joelhos, ombros, etc.). Para prevenir os maus hábitos posturais, a educação postural é fundamental para proporcionar consciência corporal e o entendimento dos limites do nosso corpo durante as atividades.

O fisioterapeuta trabalha auxiliando a correção postural através de alongamentos dos músculos encurtados e do fortalecimento dos músculos fracos.

Os tratamentos posturais são uma alternativa para diversos problemas de coluna, tratando não só o foco da dor, mas permitindo ao paciente entender melhor suas reais necessidades e gerando maior qualidade de vida.

Deixe um comentário: