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Dicas de como correr sem se lesionar

Se você esta pensando em iniciar uma atividade física como a corrida, antes de tudo deve fazer uma avaliação médica para ter conhecimento do seu condicionamento.
A seguir seguem algumas dicas e considerações:

O Tênis:
A escolha do tênis é fundamental para prevenção de lesões. Possuímos diferentes tipos
de pisada e para cada tipo de pé existe um tênis apropriado.

A Intensidade:
Para saber com qual intensidade deve correr, você precisa ter um frequencímetro. Para descobrir sua frequência de treino vamos usar a fórmula mais básica:

220 – sua idade = a frequência cardíaca máxima que você pode atingir durante seu treino

Um treino fácil para iniciantes pode ocorrer em torno de 60-70% da frequência cárdica máxima.

O tamanho do passo:
Ao contrário do que muitos pensam, quanto mais curto for o passo menor será a energia gasta e menor será o impacto nas articulações. Portanto, não economize no número de passos!

Caso você possua um pedômetro, a quantidade recomendada é de 180 passos por minuto em uma velocidade leve.

Corra com um número maior de passos curtos para poupar suas articulações.

Fortalecimento Muscular e Flexibilidade:
Para prevenir lesões, é fundamental realizar um trabalho de fortalecimento muscular e flexibilidade global, bem como, localizado para os músculos dos pés. Nunca subestime a dor, pois ela é o nosso parâmetro para sabermos se algo errado esta acontecendo conosco. Portanto ao menor sinal de dor pare e procure um profissional que possa ajudá-lo.

Provas: participe de provas de corrida e maratonas, pois elas são um ótimo estimulo não só para que você permaneça mas que evolua na atividade.

Dia 07 de agosto é o dia do maratonista. Aproveito aqui para parabenizar esses
profissionais e também, para quem sabe te encorajar a iniciar essa atividade tão bonita.

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